É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. [...] Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem
defender-se.
Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.
Eclesiastes 4.9-12;


SEJA UM AMIGO SEGUIDOR

Versículo Diário

DEIXE UMA MENSAGEM PARA OS AMIGOS


Link-Me


AMIGOS MAIS CHEGADOS QUE IRMÃOS


“ O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado que um irmão.” Provérbios 18:24

Amigo é a pessoa com quem nos relacionamos bem, confiamos, somos capazes de confidenciar segredos e pedir sua opinião. O texto fala que há amigos que são mais chegados que um irmão. É verdade, apesar de não dever ser assim, mas há amigos com os quais nos identificamos mais, até mesmo convivemos mais, e que são mais prestativos e sempre prontos para nos ajudar. Aprenda as quatro qualidades de um verdadeiro amigo:


I-O VERDADEIRO AMIGO É CONSTANTE

Existem muitos “ amigos ” de tempos prósperos, interesseiros, que só estão ao nosso lado, enquanto podem usufruir de benesses. Leia Provérbios 14: 20” O pobre é aborrcido até do companheiro, mas os amigos dos ricos são muitos.”; 19:4 e 6 “ As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa.”; “ Muitos suplicam a face do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes.”

Existem, entretanto, amigos mais chegados do que um irmão. Veja em Provérbios 18:24 “ O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão.”; 17:17 “ Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.”

Não perca um velho amigo!


II- O VERDAEIRO AMIGO USA DE FRANQUEZA.

Há o amigo que não tem coragem de expor sua opinião ou de discordar do amigo, achando que essa atitude pode magoar o amigo e prejudicar a amizade. Mas, o verdadeiro amigo é aquele que tem a qualidade da franqueza, sem ser rude, dialogando e procurando com amor, convencer o amigo do engano. Leia Provérbios 27:6 “ Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que aborrece são enganosos.”; 29:5 “ O homem que lisonjeia a seu próximo arma uma rede a seus passos.”

Davi não corrigiu o seu filho Adonias. A bíblia registra que Davi jamais contrariou seu filho. Leia I Reis 1:6 “ E nunca seu pai o tinha contrariado dizendo: Por que fizeste assim? E era ele também mui formoso de aparência; e Hagite o tivera depois de Absalão.”
A falta de correção leva o amigo, o filho, enfim, a pessoa a quem se ama, a persistir no erro e perder a salvação. Leia Provérbios 28:23 “ O que repreende ao homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua.”

III- O VERDADEIRO AMIGO É CONSELHEIRO

O amigo conselheiro é o maior presente que você pode ter. Esse amigo, realmente alegra o nosso coração. Mas, você precisa ter discernimento para avaliar se o conselho dado, produzirá verdadeiramente benefícios para sua vida. Existem dois tipos de conselhos:
• O conselho do amigo espiritual. Este amigo conselheiro é aquele que deseja que você vá bem em todas as coisas: material, espiritual, emocional, sentimental, conjugal, etc.. Leia Provérbios 27:9 “ O óleo e o perfume alegram o coração; assim a doença do amigo, com o conselho cordial.”
• O conselho do amigo carnal. Provérbios 27:17 “ Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo.”


IV- O VERDADEIRO AMIGO TEM PROFUNDO RESPEITO

O respeito deve ser demonstrado de forma inteligente, pensada, estudada.
• O verdadeiro amigo não fica hospedado muito tempo na casa do irmão. Ele sente o momento de retirar-se para não ser inconveniente. Provérbios 25:17 “Retira o pé da casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça.”

• O verdadeiro amigo sabe respeitar a dor do seu companheiro. Provérbios 25:20 “ O que entoa canções junto ao coração aflito é como aquele que se despe num dia de frio e como vinagre sobre salitre.”

• O verdadeiro amigo deve ter sensibilidade para perceber quando a brincadeira está indo longe demais. Provérbios 26: 18-19 “ Como o louco que lança de si faíscas, flechas e mortandades, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira.”


V- CONHEÇA O NOSSO MELHOR E MAIOR AMIGO: JESUS

• Jesus sofreu em nosso lugar. Isaías 53:4-5 “ Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.”

• Jesus sofreu, porque nos considerou amigos. João 15:13-15 “ Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”

• Jesus nunca nos abandonará. Mateus 28:20 “...e eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém.”

Fonte: http://www.igrejadomonte.org.br/

quinta-feira, 19 de maio de 2011

1 Comment:

Unknown said...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens populares

 
AMIGOS UNIDOS EM JESUS - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger