É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. [...] Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem
defender-se.
Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.
Eclesiastes 4.9-12;


SEJA UM AMIGO SEGUIDOR

Versículo Diário

DEIXE UMA MENSAGEM PARA OS AMIGOS


Link-Me


O Lema dos Vencedores é: Superar Desafios!!



Texto: Gênesis 39: 2a

A história de José foi cercada de desafios que deveriam ser superados por ele para que conseguisse chegar até onde chegou. Mesmo quando estava entre seus irmãos, em comunhão familiar, Ele enfrentava o ciúme dos outros porque gostava de sempre “fazer uma média” com seu pai Jacó, e acabava se tornando um famoso “dedo-duro”.

Paralelo a essa história, nós já nos deparamos com os primeiros desafios da vida quando ainda éramos gametas, lutando contra outros milhões de espermatozóides para fecundar o óvulo de nossas mães e chegarmos a ser o que somos hoje. Quando nascemos, enfrentamos desafios para ficar de pé, falar “papai” e “mamãe”, dar os primeiros passos, que geralmente são acompanhados das primeiras “quedas”. Ao crescermos, enfrentamos os desafios escolares, as primeiras brigas com os colegas, as primeiras paqueras, enfim... Somos desafiados em todos os momentos da nossa vida. Cabe a nós enfrentar ou não esses desafios, superá-los ou não.

Mas precisamos aprender, logo de início, que se quisermos vencer na vida, chegar ao “porto desejado”, devemos escolher enfrentar todos esses desafios e, mais ainda, superá-los.

Gostaria de refletir junto com você sobre alguns desafios que enfrentamos nas áreas profissional, familiar e espiritual para que os superemos. São eles:

1. Desafios na vida profissional

O mercado profissional está cada vez mais dinâmico, com mudanças constantes em todas as áreas e em escala mundial. O perfil do profissional exigido pelas grandes empresas está num patamar bastante elevado. Ter o nível médio só credencia um indivíduo a exercer funções básicas e de menor importância numa grande empresa.

Não há mais vagas para os “desenrolados”. O mercado está ávido por profissionais capacitados. Hoje, o mercado pede currículos com graduação, Pós-graduação, MBAs e até mestrado para que haja chances de um indivíduo ocupar um cargo estratégico nas companhias.

Sem contar que o dinamismo atinge ao mercado global como um todo. Quem poderia imaginar que o dólar pudesse dar uma disparada como deu nos últimos 04 meses? Esse fato trouxe prejuízos para diversas empresas na esfera mundial. E quem poderia sonhar que empresas como GM e FORD chagariam a beira da falência, como estão agora, mendigando por empréstimo do governo para tentar salvar seus negócios?

Esses desafios são enfrentados por nós atualmente. O que fazer diante deles? Lembremo-nos de José, que era de uma família de pastores de ovelhas e, foi vendido por seus irmãos aos ismaelitas, chegando a uma terra que construía pirâmides. O Egito era a nação que fazia uso de muita tecnologia da época para erguer suas construções arquitetônicas inigualáveis. Nesse lugar estava um homem escravo, que era pastor, e agora se via numa nação que não conhecia ovelhas, mas construía monumentos. Como foi que José se comportou?

A Bíblia diz que José foi “...varão próspero” (Gn 39:2) no Egito, o que culmina com a sua superação frente aos desafios. De escravo, José se tornou Governador do Egito. Abaixo de Faraó, todo o Egito estava sob as ordens desse hebreu escravo, que conseguiu estar “à frente do seu tempo”.

Precisamos ser profissionais “à frente do nosso tempo”. O que isto significa? É nos atualizarmos sobre diversas áreas, nos especializarmos em alguma área de atuação, estudar sempre, buscar várias alternativas para a resolução de problemas, nos prevenir financeiramente para eventuais “crises”. Devemos ir atrás de informações para, através dela, obter o conhecimento. Porque o conhecimento “liberta o homem”.

Não podemos esquecer que acabou o tempo em que “o mundo era dos mais inteligentes”. Agora o mundo é dos “mais rápidos”. Quanto mais rápido absorvermos esse conhecimento, mas rápido estaremos inseridos nesse mercado tão dinâmico.

2. Desafios na vida Familiar

A família foi constituída por Deus quando fez Adão e Eva e disse a ambos: “Crecei-vos e multiplicai-vos”. Ela é considerada a Célula Mater (mãe) da sociedade, de sorte que, se ele for bem, a probabilidade de termos uma sociedade mais justa cresce; se ela vai mal, as empresas vão mal, a escola vai mal, a igreja vai mal, enfim, a sociedade vai mal.

Infelizmente, o que vemos atualmente é um quadro totalmente triste das famílias de nosso país. A cada dia nos deparamos com diversos noticiários sobre as aberrações que estão acontecendo dentro dos lares brasileiros, como: - filhas estupradas pelos pais, idosos sendo mal tratados pelas empregadas, crianças entregues ao destrato, filhos entregue ao mundo do crime e das drogas, suicídio, traições, prostituição, etc.

Se procurarmos uma razão isolada para achar o “porque disso tudo?”, não encontraremos, mas precisamos observar que as famílias estão dispersas dentro de seus próprios redutos. Observem que as TVs estão nos quartos das casas. É difícil almoçar todo mundo junto na mesma hora ou no mesmo lugar. As refeições são feitas, individualmente, em frente aos programas de Televisão. A correria diária é tamanha que não é difícil encontrar casas onde as pessoas só se vêem nos fins de semana, mesmo morando sob o mesmo teto.

Eis aí um grande desafio que devemos superar dentro de nossos lares: Resgatar os princípios familiares. Precisamos voltar a fazer as refeições juntos em família, dialogar sobre tudo, dar conselhos uns aos outros, nos fazermos presentes para ajudar nosso familiar em tudo que ele precisar, compartilhar segredos, amigos, afeto, amor... Principalmente o amor. Também é preciso estar juntos para liberar perdão, extinguir ressentimentos, derrubar barreiras e acabar com preconceitos.

Imaginem a situação de José, que foi vendido por seus irmãos, dado como morto para seu pai e, depois de 13 anos, chega a hora de encontrar sua família novamente... Como seria a sua reação no lugar de José? Liberaria perdão e esqueceria tudo ou se vingava de todos eles? José aprendeu princípios familiares com seus pais, através da Lei de Deus e, na hora “H”, perdoou seus irmãos, acolheu sua família e preservou sua geração.

3. Desafios na vida Espiritual

Geralmente gostamos de “marcar posição” diante dos amigos, principalmente quando há muita gente em volta; é costume não querermos decepcioná-los. Quando as pessoas estão esperando alguma atitude nossa, muitas vezes gostamos de satisfazê-las, e não queremos decepcioná-las; para isso, muitas vezes abandonamos nossos antigos princípios por um simples momento de satisfação pessoal.

Com isso, muitas vezes fazemos do pecado o nosso “bichinho de estimação”, brincando com ele assim como fez Sansão, e tudo com a maior naturalidade possível. Já não sentimos remorso quando mentimos, traímos, idolatramos, fofocamos, criticamos e outros “amos” da vida.

Observe que no mesmo texto dessa mensagem, José foi tentado várias vezes pela mulher de Potifar, seu patrão, que queria trair seu marido com esse formoso escravo hebreu. A tentação foi tão grande que José quase chegou a ceder, mas “deixou o seu vestido não mão dela (a mulher de Potifar), e fugiu” (Gn 39: 11b). Ao ver que não conseguiria resistir, ele fugiu despido para fora da casa, preferindo sofrer as conseqüências humanas a pecar contra o seu Deus.

Precisamos ter coragem para dizer NÃO ao abandono dos princípios de Deus; devemos nos posicionar ao lado d’Ele, independente das situações, mesmo que as nossas vidas estejam em jogo. Isso é um desafio que precisamos superar, se quisermos vencer.

Resumindo tudo, José só prosperou no Egito, porque o “Senhor estava com ele” (Gn 39: 2a). Este é o segredo para superarmos todos os desafios que vimos nesta mensagem. Se Cristo não for o centro de nossas vidas, das nossas decisões, de nossas escolhas, é vã a nossa caminhada. Entretanto, precisamos deixar bem claro que, para que o Senhor esteja conosco, devemos decidir livremente estar com Ele.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

1 Comment:

https://jesusjaera.blogspot.com/ said...

ola amada vim retribuir sua visitinha e ofereço meu award e meu mascote bjkas

Postagens populares

 
AMIGOS UNIDOS EM JESUS - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger